Rota de Aracelis, o Altar do Céu

Comece a pedalar pelo montado entrando progressivamente nos grandes vales da Serra de Alcaria e São Barão. Encontrará a Azinheira Grande, árvore secular do Monte Barbeiro, classificada como Árvore do Ano em 2019 e passará às Minas da Balança. A melhor forma de perceber a sua grandiosidade, é efetivamente pela sua sombra, ao sentarmo-nos debaixo da sua copa. O ponto auge desta rota, prende-se com a chegada à capela de Nossa Senhora de Aracelis, também conhecida como o Altar do Céu. Aqui deverá efetuar uma pausa prolongada para apreciar a beleza singular deste local com uma espetacular vista panorâmica sobre a planície alentejana. Ao longo da rota poderá conhecer vários produtos tradicionais e na Herdade dos Lagos efetuar uma prova de vinhos.

A Corte Gafo de Cima, será o local de partida e de chegada do passeio. Começando por aqui poderá visitar o moinho de vento da Corte Gafo e conhecer os produtos locais na queijaria artesanal da Corte Gafo de Cima e na fábrica de compotas gourmet Myg.

 

 

 

 

 

 

Na Corte da Velha a pequena aldeia situada no vale do Guadiana. Aproveite e viste também a queijaria Vale do Guadiana, e prove os produtos locais. 

Na Alcaria Ruíva percorra as serras e vales da Alcaria, e faça uma breve paragem num café ou restaurante local. Aqui poderá visitar a igreja da Alcaria Ruíva e retomar o passeio.

Visite a aldeia de Navarro, uma pequena localidade com poucos habitantes, onde ainda prevalecem os valores e costumes do antigamente. Aqui poderá disfrutar da paisagem e (se tiver sorte) ver alguns animais (ovelhas e cavalos) dos habitantes locais.

Logo após visitar a pequena aldeia de Navarro, irá deparar-se com uma placa de observação de aves. Neste local pode ficar a saber mais sobre as aves que habitam a paisagem que o rodeia, e tentar observá-las.

Situada no Monte Barbeiro, a Azinheira Secular do Monte Barbeiro  foi premiada a Árvore do Ano em 2019. Esta azinheira tem 150 anos e mede cerca de 10 metros de altura e 3,56 metros de tronco. Para entender a sua grandiosidade, só mesmo estando debaixo da sua sombra, respirando a sua tranquilidade.

Situadas no Monte da Balança, as Minas da Balança são um local onde antigamente se fazia a extração de vários minérios como bandas de pirolusita, psilomelane e pirite. 

Após este longo passeio, chegue à Corte Pequena e faça uma pausa num snack-bar local. Nesta pequena aldeia, poderá conhecer alguns dos costumes regionais e disfrutar da planície alentejana.

Nossa Senhora de Aracelis é o ponto alto desta rota. Nesta pequena aldeia, situada no topo de uma pequena montanha, poderá visitar a igreja de Nossa Senhora de Aracelis, considerada o “Altar do Céu” por estar no ponto mais alto. Aqui terá uma vista panôramica sobre todo o território. Existem também locais para observação de aves.

 

Na Herdade dos Lagos poderá conhecer a adega onde se produz o vinho, fazer provas de vinhos e ainda comprar produtos.

 

 

No Vale de Açor de Baixo pode fazer uma pausa num snack-bar local e conhecer esta pequena aldeia.

Algodôr é o último local a visitar. Conheça esta pequena aldeia e as suas gentes. Pode também fazer uma pausa num snack-bar local.

Informações técnicas

Duração: 5h:30
Extensão: 58km
Partida: C. Gafo Cima
Chegada: C. Gafo Cima
Dificuldade: Média
Percurso Autoguiado

Declive da rota

Esta rota teve o apoio de:

Mais rotas